domingo, 18 de março de 2012

Diagnóstico Sócio-Comunitário

No dia 14 de março foi realizado o 1º Encontro de Produção Crítica e Multimídia de Manguinhos pelo Laboratório de Direitos Humanos de Manguinhos LabDHM/RedeCCAP.
Neste encontro tivemos um debate com Melisanda Trentin da FASE, alunos do PEJA de Manguinhos (Programa de Educação de Jovens e Adultos), jovens promotores populares de direitos de Manguinhos, moradores do local e colaboradores da Agência de Notícia das Favelas. O foco da discussão foram os impactos das intervenções do estado no território, através do PAC-Favelas.

As dinâmicas de exclusão da cidade e a segregação étnica e racial, que são produzidas nas formas de uso e ocupação do espaço urbano, foram debatidas pelos participantes e ritmadas pelos MCs do coletivo Us Neguin Que Não Se Cala.
Tivemos também a apresentação do Curso de Comunicação Solidária, realizado conjuntamente com outras favelas (Cantagalo / Pavão-Pavãozinho e Maré) e informações sobre como o projeto pretende trabalhar a comunicação e os direitos humanos na luta pela garantia dos direitos de jovens moradores de favelas em Manguinhos.

A realização deste encontro e de outras atividades que estão no planejamento do coletivo do LabDHM para o ano de 2012, constam de uma série de intervenções críticas acerca do projeto de cidade que está em curso e como estas ações, empreendidas pelo poder público e pela iniciativa privada, impactam diretamente a vida dos moradores de favela.

O Diagnóstico Sócio-comunitário é uma publicação realizada pela FASE em cooperação com o Laboratório de Direitos Humanos de Manguinhos da RedeCCAP, Raízes em Movimento do Complexo do Alemão e Centro Cultural A História Que Eu Conto em Vila Aliança.

Veja fotos do encontro aqui. 
Clique aqui para ler o diagnóstico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário